O CRISTIANISMO NÃO É BRINCADEIRA – PARTE II

Hoje, tudo ao nosso redor é meramente humano, e tendemos a perdoar tudo indiscriminadamente — apenas balançando a cabeça em sinal de concordância: “Sim, sim, é assim mesmo, claro”. Mas o perdão de Deus é algo verdadeiramente grandioso. Deus pode tudo. Certa vez, disse aos meus alunos que qualquer pessoa pode participar da Divina Liturgia, desde que venha com um espírito de arrependimento. Isso é importante. A Igreja não é um pub.

Hoje em dia, alguns se tornaram preocupados com a escatologia — a ideia de que “tudo se tornará novo” (Apocalipse 21:5). Contudo, dentro da Igreja, tudo está, por si só, sendo constantemente renovado. Além disso, a escatologia é a palavra de Deus; é a palavra do Pai. “Vim para fazer a vontade do Pai que Me enviou, para realizar a Sua obra” (João 6:38; 4:34). A escatologia não é um vasto estacionamento onde qualquer veículo pode entrar — onde alguém poderia fazer o que bem entendesse, presumindo que isso, de alguma forma, agrada a Deus. Por que, então, Deus Se daria ao trabalho de me dizer o que Lhe agrada? Antes de tudo, para que eu compreenda que o oposto — aquilo que é contrário à Sua vontade — me destrói. Isso me destrói a longo prazo; eu consigo sentir. E isso não tem nada a ver com mero moralismo. Quando Cristo diz: “Todo aquele que olha para uma mulher com desejo já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mateus 5:28) — Cristo está lhe dizendo que o que você faz está matando você, pois você mesmo se torna um objeto que você entrega a outra pessoa. Você perde a sua integridade interior — a Providência Divina que habita em você. Você abre mão do grande ser que você é em troca de mero desejo; você perde o seu verdadeiro eu e acaba ficando com algo absolutamente pequeno e insignificante.

Quando eu era jovem, eu também costumava contemplar moças, e, ao entrar para a Igreja, sofri muito. Certa vez, fui ver o Padre Paisios e lhe disse:

“Geronda, sabe… bem… eu tenho…”

E ele me diz:

“Muito bem”, diz ele, “isso não é difícil. De agora em diante”, diz ele, “você deve ver todas elas como santas”.

“O quê?!”

“Santa Eufêmia, Santa Catarina, Santa Bárbara.”

E sabe o quanto isso me ajudou? Você começa a enxergar a paz eterna de Deus no rosto de uma jovem — o ser eterno que ela, na verdade, é. Você vê algo colossal que Deus pretende realizar nesta criatura — e em você também. Entende?

Depois disso, já não é fácil objetificá-lo. Você deixa de se concentrar nas coisas para as quais todo o nosso estilo de vida contemporâneo tenta direcionar a sua atenção — simplesmente porque alguém está lucrando com elas. Tudo está sendo comercializado — o corpo, por exemplo, e especificamente o corpo feminino, que vende melhor por ser considerado mais atraente, e assim por diante.

Mas onde, em meio a tudo isso, está o acontecimento de Cristo? Onde está Cristo? O acontecimento de Cristo é o grande mistério da humanidade. É por isso que Cristo profere aquelas palavras formidáveis: que, no fim, o caos se instalará, e então veremos qual é, de fato, a realidade última; contudo, muitos não estarão preparados para isso. Ele diz:

“A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Mateus 21:42).

As pessoas rejeitam Cristo. Mas por quê? Porque Ele não resiste. E por que Ele não resiste? Porque Ele é puro amor, e permite que você diga as tolices que bem entender. Mas quem mais lhe permitiria dizer o que você quisesse? Tente chegar ao governo de Mitsotakis e dizer o que lhe der na telha — você seria expulso logo no dia seguinte. E isso, apesar da alegação de que “todos aqui são livres para dizer e fazer o que bem desejarem”.

A verdadeira questão é se compreendemos, de fato, o acontecimento de Cristo — se O “vemos” por meio do modo de vida que levamos. É aqui que eu gostaria de ver teólogos, bispos, leigos e sacerdotes — todos. Esse é o nosso caminho; esse é o objetivo. E se eu não tiver nenhuma conexão com tudo isso, e se eu não perceber Deus como uma realidade eterna, então a minha fé é vã.

Todos vocês já vivenciaram momentos de prazer, felicidade e deleite — todos nós já vivenciamos. Mas o que resta deles? Nada resta. Tudo o que perdura são os relacionamentos que vocês construíram: relacionamentos de amor e gratidão — com Deus e com outras pessoas, a quem estendemos esse amor e essa gratidão. Se isso estiver ausente, então é possível que pessoas tenham vivido e morrido bem ao nosso lado, sem que tenhamos compreendido, de fato, quem elas eram.

Estou cansado de ouvir as pessoas dizerem:

“Ah, meu pai faleceu (ou minha mãe, ou minha esposa), e só então me dei conta de que…”

“Só então me dei conta” — isso acontece porque somos criaturas egoístas, voltadas para os próprios interesses, totalmente centradas em nós mesmas. É por isso que os cristãos precisam compreender a maneira como Cristo viveu. Ele não buscou agradar a Si mesmo; em vez disso, o que Ele fez? “Esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a forma de servo” (Filipenses 2:7).

E onde isso acontece entre nós? Lançamo-nos sobre as pessoas como um cavaleiro monta um cavalo, usando a todos e a tudo; julgamo-nos espertos e pedimos a Deus que nos ajude a cavalgar bem — já que nem sempre conseguimos fazer isso com tanta destreza. Algumas pessoas chegam até a resistir! E buscamos a ajuda de Deus, querendo que Ele nos torne exatamente como desejamos ser.

“Por isso, Ele diz: ‘Ao subir às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens’” (Ef 4,8).

Ele recebe tudo de Deus e nos cobre de dons.

“Ora, este ‘subiu’ — o que significa, senão que Ele também desceu primeiro às partes mais baixas da terra?” (Ef 4,9)

Aquele que desceu é o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, a fim de preencher todas as coisas. É disso que temos falado há tanto tempo: Ele é Aquele que desce — descendo à condição humana, à compreensão humana, à loucura humana, à malícia humana e à inveja humana. Acaso não diz Pilatos: “Pois sabia que O haviam entregue por inveja” (Mateus 27:18)? É precisamente por isso que O entregaram. E por que por inveja? Porque ninguém se interessava pelos fariseus. As pessoas os odiavam, pois eram colaboradores dos conquistadores romanos e preocupavam-se apenas com os seus próprios interesses; não se importavam com mais nada. Mas Cristo falava, e milhares acorriam a Ele para ouvir. A cidade inteira O seguia (Mateus 21:10).

E, quando Ele ressuscitou Lázaro dentre os mortos, Jerusalém ficou abalada (João 11:46–48). Contudo, eles só conseguiram voltar o povo contra Ele e levá-Lo à crucificação porque Ele não lhes deu trégua.

Essa é uma perspectiva profunda e desafiadora. Primeiro, Ele Se dirige ao mundo inteiro — um mundo no qual a humanidade já não necessita de fariseus nem de saduceus, pois as pessoas passam a ser ensinadas pelo próprio Deus. E, segundo, Ele nos deu os apóstolos. Aqui, chegamos à realidade da Igreja.

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Efésios 4:11).

“Pastores e mestres” caminham lado a lado. Os pastores são os mestres da Igreja. Por definição, os pastores ensinam a Igreja; este é, de modo preeminente, o dom de ensino na Igreja — um dom que os pastores sempre possuem.

“Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4,12).

Para que esses membros da Igreja se tornem santos, aqueles que possuem esse dom devem exercitá-lo, cultivá-lo e viver segundo ele.

Não viver com Cristo é, acima de tudo, algo terrível. É terrível não vê-Lo na própria vida. É terrível pensar que Ele fez tudo isso — mas para quem? Será que foi apenas para São Paísios, ou o quê? Não compreendo muito bem.

Certa vez, alguém desapareceu; São Paísios realizou um milagre, e encontramos a pessoa que estava perdida. O Santo nos disse:

“E o que vocês farão quando eu morrer?”

Eu digo:

“O que é que se deve fazer?”

E ele disse:

“Tornem-se, vocês mesmos, assim.”

“Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério.”

Porque o nosso propósito aqui é servir uns aos outros. Nós servimos uns aos outros. Eu estou servindo neste exato momento, o Igumeno está servindo — todos estão servindo; todos nós servimos dentro de nossas famílias e ao longo de nossas vidas. E por que servimos? Porque somos todos um. A Igreja é um todo único. Uma mão serve a outra. O olho serve a todo o corpo. Imagine se o olho dissesse: “Não preciso do resto do corpo. Eu sou um olho”. Pois bem, vá em frente, então — fique aí sentado e apenas observe tudo. Você não será capaz de pegar nada, nem será capaz de tocar em nada.

“Para a obra do serviço.”

É aqui que reside o nosso crescimento: não em sermos servidos, mas em servir — e, dessa forma, seremos, de fato, servidos. Se você está sempre servindo, também será sempre servido. Quando você serve, com o tempo, todos começarão a servi-lo, pois perceberão que você é uma fonte de vida para eles. Afinal, o Cristianismo é profundamente vivo, em contraste com a nossa própria condição de morte. Os santos possuem essa mesma vitalidade; é por isso que eles percebem as coisas da maneira como as percebem.

“Para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo.”

Porque somos um só corpo. Somos um todo único. Já lhe disse antes que, quando pedia a São Porfírio que orasse por mim, ele dizia:

“Muito bem. Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim. Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim…”

“Mas, Geronda”, eu disse, “e quanto a mim…”

“Você não sabe que eu e você somos um só?”

E as últimas palavras que ele proferiu antes de sua morte foram estas:

“Para que sejam um.”

A Igreja é um todo único. E as palavras finais de Cristo também foram: “Para que sejam um, assim como Nós somos um” (João 17:22).

Este é o mistério da consubstancialidade. Esta é a Igreja — a extensão da unidade, da consubstancialidade da Trindade, para o âmbito humano, para o mundo. Por mais diferentes que possamos ser, somos um só; e, por isso, cada um de nós possui tudo. O Santo Apóstolo Paulo e os grandes santos da Igreja falam sobre isso: “Vós tendes tudo, porque tudo é vosso” (cf. 1 Cor 3,21-23).

Não vos perturbeis pelo fato de que, hoje, todo tipo de noções artificiais e o sistema capitalista nos separaram uns dos outros. Quando estive na Inglaterra, alguns estudantes me contaram que pagam ao próprio pai por moradia e alimentação, já que sai mais barato do que alugar de outra pessoa.

“Papai me dá um desconto.”

Em outras palavras, ele paga menos aluguel. Nós, gregos, pelo menos, não cobramos aluguel dos nossos próprios filhos. Mas, em sociedades altamente individualistas — como as do Ocidente… Por exemplo, uma jovem que chegou recentemente da Suíça me disse ontem:

“Depois que completam 18 anos, todos pagam aluguel aos pais.”

Percebe? Mas nós não somos assim. É por isso que o Protestantismo é como é — ele não consegue compreender a Igreja. O protestante é um indivíduo; ele busca a justificação de forma individual. É como ir a um supermercado e escolher o que bem entender ou de que precisar. Da mesma maneira, a pessoa vai à Igreja para obter a salvação pessoal: “Estou sendo salvo individualmente; você não me diz respeito”. Contudo, a salvação é exatamente o oposto: é a fé que atua por meio do amor — e não a fé somente, como alega Lutero. Afinal, até o diabo tem fé, e, ainda assim, continua sendo o diabo.

Ver a Deus não significa amá-Lo. Se existe um elemento demoníaco dentro de você — um mal, um egocentrismo —, você acabará por odiá-Lo. E, se você O odeia, isso se torna o inferno. É o inferno, precisamente, porque algumas pessoas odeiam a Deus simplesmente por Ele ser tão fundamentalmente diferente delas. Portanto, o inferno é algo que criamos para nós mesmos; Deus não nos assa em um fogo no inferno. Contudo, Ele não pode transformar você em um objeto a ser colocado onde quer que Ele escolha — pois, se o fizesse, nem o céu nem o inferno poderiam existir. Esta é uma questão de grande gravidade: se eu desejo o inferno, como poderia Ele, porventura, retirá-lo de mim?

Se você procurar por feiticeiros e conversar com eles, eles lhe dirão o que o diabo lhe diz:

“Você estará melhor no meu reino.”

O reino dele é o inferno. Eu não lhe aconselharia a ir para lá passar férias. Pegue todas as mentiras e todo o engano que existem no mundo e junte-os — é isso que é o inferno.

E, no entanto, é isso que desejamos. Portanto, se você me perguntar se o inferno um dia chegará ao fim, eu responderia: como poderia acabar, se o próprio diabo deseja que ele exista? O inferno não depende de Deus. Somos nós que criamos o inferno; é obra de nossas próprias mãos — criamos o inferno para os outros, e os outros criam o inferno para nós, e todos nós estamos muito satisfeitos com isso…

“Para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé” (Efésios 4:12–13).


Sacerdote Nikolaos Loudokivos
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

3 visualizações

Emblema da Aurora Ortodoxia

Apoie nosso trabalho

Sua doação torna esta missão possível

A Aurora Ortodoxia é gratuita e sem anúncios. Sua doação sustenta a tradução de textos litúrgicos, comunidades monásticas e missionários no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes