Com que frequência ouvimos aquela frase familiar: “Assim que eu resolver as coisas, eu começo”. “Assim que eu pagar este empréstimo.” “Assim que eu perder peso.” “Assim que chegarem as minhas férias, então…” Isoladamente, não há nada de alarmante nessas afirmações. O problema começa quando se constrói uma vida inteira sobre elas. É como se a pessoa estivesse escrevendo um rascunho de si mesma, na esperança de, um dia, produzir uma versão final e definitiva. Elas vivem em um estado de ensaio geral perpétuo, mas a apresentação de fato nunca começa.
No final do século XX, esse estado recebeu um nome preciso: “síndrome da vida adiada”. Psicólogos estudaram moradores de cidades do norte que viveram anos com um único pensamento: assim que se mudassem para o sul, sua vida *real* começaria — enquanto o presente não passava de um período de preparação. Descreve um mecanismo que é reconhecível de imediato. Uma neurose típica segue o padrão “Eu quero, mas não posso”. Aqui, é diferente: “Eu quero, eu posso — e, no entanto, ainda não me permito”. A pessoa tem a força, os meios e o tempo. O que falta é apenas a permissão interna — a mais simples e, ao mesmo tempo, a mais difícil de todas: “Sim, é permitido”.
É fácil reconhecer essa síndrome. Ela fala a linguagem do “um dia” e do “mais tarde”. Desvaloriza o momento presente: *isto* não é a vida de verdade — é apenas um rascunho —, mas, quando a vida *real* começar, *então* viveremos de fato. Transforma a preparação em um fim em si mesma: cursos, livros, planos, listas — e, no entanto, nem um único passo é dado no mundo real. Porque, na realidade, é possível cometer erros, ao passo que, nos planos, não. Os planos são perfeitos justamente por não terem sido postos à prova pela vida.
De onde isso vem? Na maioria das vezes, da infância. “Termine os estudos primeiro; depois, preocupe-se com a vida pessoal.” “Obtenha seu diploma e, *então*, poderá descansar.” “Construa algo para si mesmo e, *então*, conversaremos.” A criança internaliza uma ideia simples, porém perigosa: o direito de viver precisa ser conquistado. Primeiro a condição, depois a recompensa. E, mesmo na vida adulta, ele continua à espera das condições ideais: um apartamento, uma promoção, o peso ideal, o estado de espírito certo. No entanto, as circunstâncias nunca se alinham perfeitamente. O que é natural, afinal: nunca há condições suficientes.
Outro fator relevante é a visão tão clara que passamos a ter da vida alheia. Psicólogos descreveram como as pessoas se avaliam comparando-se àqueles ao seu redor. Antigamente, o círculo de comparação era restrito — um vizinho, um colega de trabalho, um colega de classe. Hoje, tudo é interminável. O feed não exibe vidas, mas vitrines: férias, reformas, conquistas, rostos felizes. Diante dessas imagens, a sua própria vida real — com seu cansaço e suas desordens — parece um rascunho pálido. Você quer alcançar a imagem daquela outra pessoa primeiro — e só então começar a viver. No entanto, essa imagem é algo que você nunca consegue realmente alcançar.
Mas eis o ponto importante a compreender: a procrastinação quase nunca é motivada pela preguiça. Ela é motivada pelo medo. Enquanto você está “se preparando”, não precisa assumir a responsabilidade pelo resultado. O sonho permanece belo porque nunca foi posto à prova. Um rascunho é confortável porque não traz risco de constrangimento — afinal, não é a versão final. E, sem nem perceber, a pessoa escolhe uma imitação segura da vida em vez da vida em si.
O momento do acerto de contas chega silenciosamente. A princípio, surge um mal-estar vago — a sensação de que algo não vai bem. Depois, vêm a ansiedade, a apatia e a sensação de que os anos estão escapando enquanto você permanece parado no limiar. Esse estado pode ser classificado como uma perda de sentido ou uma neurose nascida não de um trauma, mas do vazio. Sofre-se não pelo que aconteceu, mas porque nada de real está acontecendo.
E aqui é importante mencionar a própria razão pela qual este artigo foi concebido. Colocar a vida em suspenso não é apenas uma questão psicológica; é uma questão espiritual. Pois, por trás do “rascunho” que estamos escrevendo, reside um hábito muito antigo: o hábito de adiar um encontro — com Deus, consigo mesmo e com o momento presente. E esse hábito tem um nome preciso na Igreja: *neradenie* — negligência ou apatia espiritual.
Os Santos Padres falaram sobre isso de uma maneira que causa inquietação. Santo Antônio, o Grande — o pai do monaquismo —, deixou uma instrução que, à primeira vista, parece estranha: considerar cada dia como um começo e como um fim. Viver como se este dia fosse o primeiro da sua luta espiritual e, ao mesmo tempo, o último da sua vida. Não por um sentimento de melancolia, mas porque só assim a vida ganha verdadeira seriedade.
Recordemos as palavras do Apóstolo Paulo: “Eis agora o tempo oportuno; eis agora o dia da salvação” (2 Cor 6,2). Os exegetas interpretam essas palavras de modo simples e severo: o “tempo oportuno” é aquele em que Deus nos acolhe e nos salva. No Juízo, porém, Ele não ouvirá nem oferecerá ajuda. Portanto, devemos nos empenhar *agora* — enquanto este tempo ainda nos pertence. Não amanhã, não na segunda-feira, não a partir do Ano Novo. Hoje.
O Livro de Sirácida contém uma frase descrita como um meio de nunca pecar: “Em todas as tuas obras, lembra-te do teu fim, e jamais pecarás” (Sirácida 7,39). À primeira vista, isso parece sombrio. Na realidade, é libertador. Pois a lembrança do fim não retira a vida; pelo contrário, restaura o seu verdadeiro peso. Ela separa o joio com que costumamos preencher o vazio — ocupações triviais, ressentimentos sem sentido, palavras de amor não ditas. À luz da eternidade, tudo o que adiamos perde o direito de ser postergado.
“Ninguém pode garantir que viverá até o anoitecer”, escreveu São Teófano, o Recluso. O Venerável Efrém, o Sírio, fez eco a esse sentimento: “Não digas: ‘Pecarei hoje e me arrependerei amanhã’; antes, arrependamo-nos hoje, pois não sabemos se viveremos para ver o amanhã”. E o Venerável Ambrósio de Optina aconselhava ter sempre em mente as Quatro Últimas Coisas — a morte, o juízo, o inferno e o Reino —, afirmando que essa lembrança nos preserva de cair no pecado de forma mais eficaz do que qualquer voto.
Pense bem: a Igreja não nos ensina a ser tristes. Ela nos ensina a ser realistas. E a parábola do rico insensato (Lucas 12,16-21) — aquele que deverá entregar a sua alma naquela mesma noite — não é uma tática de medo, mas um convite. Um convite para deixar de viver em função de um amanhã que talvez nunca chegue. Pois, na verdade, o que nos impede de começar não na segunda-feira, mas agora mesmo? De ligar para alguém com quem não falamos há um ano? De dizer “perdoe-me”? De realizar aquele pequeno ato de bondade que temos adiado? De fazer aquela breve oração para a qual nunca encontramos tempo?
Então, o que fazer com o rascunho, em termos práticos? Aqui, a psicologia se alinha à experiência espiritual, e isso não é coincidência. O primeiro passo é reconhecer que não haverá rascunho. Não existe outra cópia, nenhuma segunda tentativa. Existe apenas isto — com suas correções e margens irregulares. E é o único.
O segundo passo é parar de esperar pelas condições ideais. Pergunte a si mesmo com sinceridade: o que exatamente precisa mudar para que eu comece? E perceba que, ou essas condições são inalcançáveis, ou não passam de desculpas — não são obstáculos de verdade. O momento perfeito nunca chega; essa é a sua única característica definidora.
O terceiro passo é ajustar a escala das coisas à dimensão do presente. Não se trata de “começar uma vida nova”, mas de trilhar um novo caminho. Não se trata de “melhorar a saúde”, mas simplesmente de beber água e ir dormir na hora certa. Grandes objetivos são válidos, mas se sustentam em pequenas ações cotidianas. É exatamente assim — pouco a pouco, dia após dia — que construímos aquilo que, mais tarde, chamaremos de destino.
E uma última coisa: dê a si mesmo permissão para ser imperfeito. O perfeccionista muitas vezes nem chega a começar, por medo de fazer um trabalho medíocre. No entanto, algo feito de forma imperfeita ainda é algo *feito*, ao passo que algo idealizado com perfeição permanece por fazer. Existe até um princípio terapêutico conhecido como “bom o suficiente” — não “perfeito”, mas simplesmente “suficiente para seguir em frente”. Os Santos Padres expressariam a mesma ideia de outra forma: não adie uma boa ação se puder realizá-la hoje, pois a morte não faz distinção entre você ter conseguido concluí-la a tempo ou não.
Está ficando evidente que nossa lista de tarefas adiadas não desaparecerá simplesmente enquanto nós mesmos não pararmos de esperar. A vida não começa em algum lugar além do horizonte, num ponto que ainda não alcançamos. Ela está acontecendo agora mesmo — enquanto você lê estas linhas, nesta mesma sala, neste mesmo dia. E não temos outro dia.
“Eis aqui agora o tempo aceitável; eis aqui agora o dia da salvação” (2 Co 6.2).
Não mais tarde. Agora.
Viktor Luzhkov
tradução de monja Rebeca (Pereira)







