A OBRA DO VENERÁVEL SÉRGIO

Muito se diz, com razão, sobre os tempos difíceis em que vivemos. Quanto mais se ouve, mais claramente surge o pensamento: estes são tempos particularmente árduos. No entanto, por outro lado, quando foi que a vida foi fácil para nós? E quanto tempo durou tal vida fácil? Cem anos? Duzentos? E será que os habitantes daqueles tempos “fáceis” realmente consideravam suas vidas tão fáceis assim? Pensemos no Venerável Sérgio de Radonezh, que viveu durante a era do jugo mongol-tártaro. Teriam sido aqueles tempos difíceis ou não? Recordemos.

Foi em meio a trágicos conflitos fratricidas entre os principados russos que a Horda chegou. Ao ler livros de história, o coração se aperta ao imaginar como era aquela época. A capital foi transferida de Kiev para Moscou após a devastação total de Kiev — e, com ela, da Lavra de Kiev-Pechersk, o coração espiritual da Rus’. Tempos difíceis haviam se instalado — e perdurariam por muito tempo. No entanto, mesmo em meio a circunstâncias tão adversas, a vida verdadeira prosseguia. Com a ajuda de Deus, o grande Sérgio encontrou o caminho para a salvação e a perfeição espiritual, sem se deixar deter por obstáculo algum. Ele próprio trilhou esse caminho e ajudou outros — aqueles que buscavam sua orientação e suas orações — a trilhá-lo também. Ele próprio trilhou esse caminho e ajudou aqueles que buscavam sua orientação e suas orações. Um mosteiro dedicado à Trindade Vivificante foi fundado graças aos seus esforços monásticos. Com o tempo, esse mosteiro tornou-se um novo centro espiritual da Rússia, sinalizando que o nosso povo não havia sido espiritualmente subjugado. Muitas comunidades monásticas surgiram a partir do Venerável Sérgio e de seus discípulos, santificando a nossa terra. Recordamos quanto o Venerável fez para reconciliar os principados russos em conflito e para libertar a Rússia do jugo da opressão.

Com o tempo, a Rus’ tornou-se plenamente livre e reconstruiu seus locais sagrados. A Lavra de Kiev-Pechersk voltou a brilhar em todo o seu esplendor e abriu suas portas aos peregrinos. A Rus’ expandiu suas fronteiras por vastas extensões — tão vastas, de fato, que se decidiu transferir a capital para um novo local e construir a cidade de São Petersburgo. Nessa nova capital, seria erguido outro local sagrado: uma Lavra dedicada ao antigo príncipe russo Alexandre Nevsky. E se hoje discutíssemos qual dessas Lavras — a de Kiev-Pechersk, a da Trindade e de São Sérgio ou a de Alexandre Nevsky — detém a primazia, isso significaria que esquecemos a nossa história.

Facilmente esquecemos que a rivalidade e os conflitos internos nos enfraquecem — que, em tempos de turbulência e guerra, hordas de invasores surgem como que do nada e avançam rapidamente das fronteiras para o coração do país.

Por que, então, os invasores tanto preferem os períodos de turbulência? A razão é clara. Primeiro, é mais fácil tomar o poder. Segundo, uma vez tomado o poder, é mais fácil mantê-lo fomentando a discórdia interna, impedindo que o povo de Rus’ se una para reconquistar sua liberdade.

Os sábios da antiguidade proclamaram o princípio: “Dividir para governar”. Eles compreendiam bem essa máxima, tendo construído vastos impérios. À luz dessa sabedoria ancestral, percebemos que, se um país já está dividido — se algo semelhante a uma guerra civil já está em curso —, a tarefa dos ocupantes torna-se muito mais simples. Não há necessidade de semear ativamente a divisão; a própria população local já o fez com as próprias mãos. Resta aos ocupantes apenas tomar o poder rapidamente, enquanto os habitantes locais estão ocupados lutando entre si e não têm tempo para olhar ao redor. Então, os ocupantes “governam”, incitando periodicamente a população local a voltar-se contra si mesma. Eles deixam a pressão escapar como medida preventiva, garantindo que nenhum movimento de libertação sério tenha tempo de ganhar corpo. Essa é a receita consagrada pelo tempo para lidar com períodos turbulentos.

Talvez seja por isso que é tão desagradável ver moscovitas e habitantes de São Petersburgo discutindo sobre qual cidade é mais autenticamente uma capital ou mais culta. Então, os habitantes de Kiev entram na disputa com suas próprias perspectivas sobre a nossa história compartilhada, que abrange desde a antiguidade até os dias de hoje. Enquanto isso, na região de Azov, um habitante de São Petersburgo pode facilmente ouvir de outros russos: “Você não é russo; você é um *katsap*”. Moradores das antigas cidades de Tver, Yelets e outras localidades provincianas que me são caras, ao interagirem com moscovitas, frequentemente expressam ressentimento quanto ao “egoísmo dos moscovitas, para quem o país inteiro trabalha”.

Apontam para as recentes transações financeiras de certo funcionário de Moscou — chamemo-lo de N — em sua pacata cidade, ignorando o fato de que N se mudou para a capital há apenas cinco anos e dificilmente poderia ser considerado um verdadeiro moscovita. Além disso, Moscou não é composta apenas por burocratas-oligarcas; é também o lar de gente trabalhadora — pessoas comuns, iguais às de qualquer outro lugar. E burocratas ávidos pela riqueza alheia são encontrados não apenas em Moscou, mas também em Tver. O mais importante é que, se insistirmos em nos dividir, nos isolar e cultivar a animosidade mútua, será que precisaremos de uma calamidade compartilhada para finalmente nos unirmos? O que pode resultar da hostilidade mútua senão o desastre? Talvez não devêssemos deixar as coisas chegarem a esse ponto. Talvez devêssemos ouvir a palavra do Senhor e amar o próximo — seja ele de Moscou ou de Tver. E, o mais importante: se persistirmos em nos dividir, em nos separar e em cultivar animosidade uns contra os outros, será que uma calamidade comum é o que finalmente nos reconciliará? O que pode resultar da hostilidade mútua, senão um grande desastre? Talvez não devêssemos deixar as coisas chegarem a esse ponto. Talvez devêssemos atender à palavra do Senhor e amar o próximo — seja ele de Moscou ou de Tver — e voltar nossos esforços para a edificação de nossas vidas, assim como fez o Venerável Sérgio. Isso é mais difícil do que destruir, mais difícil do que romper furiosamente os laços com aqueles que nos são próximos. Contudo, é mais abençoado, pois o Senhor nos chamou para a paz.

Como diácono, tenho uma função especial durante as grandes festas litúrgicas: entoar uma determinada Litania. Ela é recitada antes da Bênção dos Pães, durante o Serviço da Lítia. Esta Litania contém muitas súplicas; citarei uma delas agora. Pedimos a Deus que, misericordiosamente, nos livre da “invasão de estrangeiros e das discórdias civis”. Parece que ambas as coisas estão ligadas: a discórdia civil e a invasão brutal por estrangeiros. Devemos pedir fervorosamente a Deus proteção contra invasões, ao mesmo tempo em que — na medida de nossas possibilidades — evitamos nós mesmos os conflitos internos, seja na família, no trabalho, no prédio onde moramos, na paróquia ou em qualquer outro lugar. Assim, o Senhor também nos ajudará e trará paz a conflitos de longa data.

Gosto imensamente de visitar a Lavra da Trindade e de São Sérgio. Passo pelos Portões Sagrados do mosteiro e dirijo-me diretamente à igreja, ao relicário que guarda as relíquias do Abade da Terra Russa. Ali, orações feitas sem pressa sempre ressoam, e as pessoas estão sempre a se reunir. Há um silêncio muito particular naquele lugar. As pessoas aproximam-se num fluxo incessante, fazendo prostrações completas e entregando bilhetes com pedidos de oração; contudo, nada disso perturba, nem que seja minimamente, o silêncio que ali impera. Pois o silêncio junto às relíquias não decorre da ausência de ondas sonoras, mas provém de algo inteiramente distinto. Como chamá-lo? Um espírito de paz, de sagrada quietude? Não sei. Sei apenas que o Abade Sérgio alcançou um espírito de paz e que, por isso, incontáveis ​​milhares de pessoas encontraram — e continuam a encontrar — a salvação ao seu redor. Servo da Trindade Vivificante, ele adorava a Deus — que é Amor e a Fonte do verdadeiro amor e da paz no coração das pessoas. O Venerável Sérgio é um santo venerado por todo o povo; ele amava a Deus e ao próximo de todo o coração. Ele sabia unir as pessoas, erradicar a inimizade, elevar-se acima de mágoas e ofensas dolorosas e alcançar a estatura espiritual dos pacificadores, aos quais o Salvador prometeu uma vida bem-aventurada. Aprendamos com o Venerável. Oremos a ele por nossa terra.

Diácono Pavel Serzhantov
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

2 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

SOBRE NÓS
Aurora Ortodoxia

Tradição & Orginalidade na Igreja Ortodoxa